Homepage
PT
Login/Inscreva-se

Capacitar a Terra: Carta de Sustentabilidade Ambiental da Live Nation

A Live Nation Entertainment é a principal empresa mundial de entretenimento ao vivo, composta por líderes globais de mercado: Ticketmaster, Live Nation Concerts, Festival Republic, Academy Music Group, C3 Presents, LN Media and Sponsorship e Artist Nation Management.

A Live Nation Entertainment tem o poder de mudar vidas. Acreditamos que capacitar os outros através da música é uma das formas mais impactantes de fazer diferença no mundo. Esta filosofia aplica-se também à nossa abordagem à sustentabilidade; "Capacitar a Terra" é a nossa estratégia para reduzir os impactos ambientais.

Dependemos do meio ambiente para criar eventos ao vivo de classe mundial. Somos guardiões do ambiente onde os nossos recintos e eventos ao vivo estão localizados, e o cenário desempenha um papel essencial na criação de uma atmosfera única que gera memórias duradouras para os fãs.

Demonstramos liderança na ação climática ao definir metas baseadas na ciência, garantindo que a redução das nossas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) esteja alinhada com os compromissos do Acordo de Paris da UNFCCC. Assim, contribuímos para o nível de descarbonização necessário para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 graus Celsius, em comparação com os níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Relatório de Avaliação de 2018 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Posicionamento da Live Nation sobre as Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas são reais e estão a acontecer agora. Os níveis de CO2e na atmosfera são os mais altos registados. Fenómenos meteorológicos extremos tornaram-se mais frequentes e intensos, afetando vidas em todo o mundo. Estas e outras questões ambientais, como a perda de biodiversidade, poluição do ar, subida do nível do mar e acidificação dos oceanos, demonstram que as ações humanas estão a tornar a Terra menos hospitaleira. Com perdas catastróficas de biodiversidade relatadas no Living Planet Report, o IPCC a delinear um prazo para ação urgente e um aumento da consciencialização pública, é evidente a necessidade de governos, empresas e indivíduos trabalharem juntos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Como líder mundial em entretenimento ao vivo, temos a responsabilidade de preservar a experiência da música ao vivo para as futuras gerações e uma oportunidade única de inspirar ação ambiental global.

Trabalharemos para reduzir o impacto ambiental dos nossos recintos e festivais, garantindo que somos cidadãos globais responsáveis e contribuindo para mitigar os efeitos mais nocivos das mudanças climáticas.

Utilizaremos a criatividade da nossa indústria para inspirar fãs, colaboradores, artistas e parceiros a tomarem pequenas, mas significativas, medidas em prol do ambiente nos nossos eventos e além deles.

A sustentabilidade será também um motor de inovação e valor para o nosso negócio.

Esta Carta representa:

  • Uma visão unificadora que acelerará e consolidará os esforços de sustentabilidade existentes, transformando a nossa abordagem de incremental para revolucionária.

  • Um conjunto de metas aspiracionais, mas acionáveis, alinhadas com padrões globais estabelecidos, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a Science Based Targets Initiative.

  • Uma plataforma inspiradora de envolvimento público que une música ao vivo, cultura, marcas, educação e ciência para inspirar soluções climáticas entre a indústria, os nossos colaboradores e os milhões de fãs que participam nos nossos eventos.

Abordagem

Identificámos oito áreas prioritárias no nosso trabalho de sustentabilidade:

  1. Emissões e Energia

  2. Uso de Recursos e Resíduos (incluindo plástico)

  3. Água

  4. Alimentação

  5. Envolvimento Público

  6. Aquisições e Parcerias

  7. Transporte

  8. Impactos Locais

Emissões de Gases com Efeito de Estufa

Em 2019, todos os recintos e eventos da Live Nation medirão as suas emissões de GEE, com o objetivo de estabelecer metas baseadas na ciência e reduzir as emissões de acordo com as recomendações do IPCC. Pretendemos reduzir em 50% as emissões de gases com efeito de estufa de Escopo 1 e 2 até 2030.

Energia

O nosso objetivo é que todos os recintos, escritórios e eventos ao vivo operem com 100% de energia renovável. Implementaremos medidas de eficiência energética e parcerias para impulsionar esta transição.

Resíduos e Plásticos

Eliminaremos a venda de plásticos de uso único nos nossos eventos até 2021. Implementaremos sistemas de gestão de resíduos e economia circular.

Água e Alimentação

Asseguraremos acesso a água potável de qualidade e minimizaremos o desperdício alimentar, priorizando alimentos com elevados padrões de bem-estar animal.

Envolvimento e Comunidade

Comunicaremos as nossas iniciativas de sustentabilidade e apoiaremos causas ambientais locais e nacionais.

Governação

A política de sustentabilidade será gerida centralmente e desenvolvida individualmente dentro de cada país, construindo capacidade com cada equipa para manter a sustentabilidade no centro do nosso planeamento e operações.

Cada país participante desenvolverá um sistema de gestão ambiental e um plano de ação que definirão as medidas que serão tomadas para atingir os nossos objetivos.

Em 2019, mediremos nossa pegada ambiental de base usando uma abordagem padrão e usaremos isso para estabelecer métricas e metas para as quais trabalharemos a cada ano. Acompanharemos, mediremos e partilharemos os nossos progressos de forma transparente e procuraremos publicar relatórios anuais. Participaremos em sistemas de certificação sempre que adequado.

Vamos partilhar experiências (positivas e negativas) sobre as mudanças que fazemos, partilhar boas práticas e aprender uns com os outros.

Procuraremos constantemente continuar a desenvolver e melhorar esta posição.

* Onze dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são diretamente relevantes para eventos de música ao vivo e estão listados aqui:

3 – Boa Saúde e Bem-estar

4 – Educação de Qualidade

6 – Água Limpa e Saneamento

7 – Energia Acessível e Limpa

9 – Indústria

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação Climática

14 – Vida Abaixo da Água

15 – Vida na Terra

17 – Parceria para os Objetivos.